Sobre

Nossas origens

Entre os dias 4 e 6 de julho de 2019, em Recife/PE, ocorreu o primeiro encontro da União Vegana de Ativismo, o ENUVA (saiba mais aqui), um encontro nascido a partir do entendimento de que não há emancipação animal sem o fim desse sistema econômico. Assim, apoiando a criação de um movimento anti-especista que pauta conexões e solidariedade política entre causas, luta contra as estruturas de opressão e contra a exploração capitalista.

Além de vivenciar encontros, debates e construções incríveis, as pessoas que participaram do ENUVA se comprometeram com a tarefa/missão de articular a formação de coletivos locais para impulsionar o enraizamento desse veganismo capaz de transformar as condições materiais para construção da Libertação Animal!

Sendo assim, foi trazida para Porto Alegre essa possibilidade de formarmos um coletivo baseado no Princípios da UVA e na Carta de Recife. Após muitas reuniões, discussões, debates e envolvimento (além de trocas de nomes), o Movimento Vegano Anticapitalista – MOVA teve seu início. A consolidação disso se deu em outubro de 2019, quando realizamos nosso Encontro Oficial Pós-ENUVA (saiba mais aqui)!

  • Quem é o MOVA?

O Movimento Vegano Anticapitalista – MOVA é esse coletivo nascido do I ENUVA, que reúne militantes e ativistas pela Libertação Animal, construindo coletivamente um Veganismo Popular e buscando fortalecer e somar nas lutas por justiça social contra o sistema especista, que esmaga tanto animais não humanos como humanos.

Como signatários da Carta de Recife, o Movimento entende que superar o capitalismo é condição necessária para a libertação animal, humana e não humana, assim como também é imprescindível buscar outras formas de relações não-predatórias com a natureza.

O MOVA é contra a crescente despolitização do movimento vegano e se posiciona ainda de forma contrária a todo tipo de exploração e opressão, afirmando-se como um movimento político, radical e revolucionário. Se você tem interesse em saber mais ou deseja construir esse movimento com a gente, é só clicar aqui!

  • Quem é a UVA?

A União Vegana de Ativismo – UVA foi fundada em outubro de 2018 a partir da necessidade da afirmação do veganismo como um movimento social, em defesa da consideração moral de todos os animais, humanos e não humanos. Acredita que o veganismo deve se articular a outras lutas por justiça social e ser disseminado de uma forma acessível e popular.

A UVA é uma rede de coletivos que tem como objetivos articular, dar visibilidade e apoiar ativistas e grupos locais, nacionais ou internacionais, que praticam e difundem o veganismo nessa mesma perspectiva.

Suas práticas se baseiam em relações horizontais e democráticas, sempre buscando o consenso como maneira mais adequada de tomada de decisões. Considera fundamental uma prática reflexiva constante para desafiar o ativismo a desconstruir preceitos arraigados na sociedade.

Para ler os Princípios da UVA e a Carta de Recife clique aqui. Para saber mais sobre a UVA é só acessar o seu website clicando aqui.

Venha lutar contra a exploração animal e construir a Libertação Animal por meio desse Veganismo Popular!