Uma outra alimentação é possível – Reflexões sobre uma relação saudável com o que nos nutre

PFzão com 100% de alimentos vindos da FAE (Feira Agricultores Ecologistas), em Porto Alegre

Quando falamos em cores, aromas e sabores juntos e misturados em um lugar só antes do sol nascer, o que vem na tua cabeça? Normalmente esse é o cenário encontrado por quem frequenta as feiras ecológicas da cidade.

A feira livre é a opção mais acessível para quem deseja manter uma rotina de alimentação saudável, a custo relativamente baixo (quando comparamos o preço dos orgânicos nos supermercados com o preço dos orgânicos nas feiras) e, ao mesmo tempo, fomentar o comércio local e a pequena agricultura. E não é de hoje, viu? Esse formato de compra e venda de alimentos, praticado desde o início dos tempos com o intuito de promover trocas de mercadorias entre pessoas de diferentes lugares e com diferentes itens, felizmente, resiste até hoje.

Continue reading “Uma outra alimentação é possível – Reflexões sobre uma relação saudável com o que nos nutre”

O agro não é Pop, o agro mata!

Uma reflexão para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente e as últimas notícias sobre o tema não são nada positivas: batemos o quarto mês de recorde de desmatamento da Amazônia, servidores do ICMBio foram sequestrados por garimpeiros em Roraima, dois dias após o despresidente inaugurar na região uma ponte que tende a facilitar o garimpo ilegal no território yanomami…

Política de morte de Mourão, Salles e Bolsonaro

Nosso foco, porém, será algo impossível de não comentar quando se pensa em meio ambiente: o agronegócio, atividade com maior impacto ambiental no Brasil. Segundo a Agência Nacional de Águas, o agronegócio (agricultura + pecuária) consome 83% da água tratada do país, enquanto o abastecimento urbano corresponde a apenas 11%.

Continue reading “O agro não é Pop, o agro mata!”