O que é Bem-estarismo?

Dentro do campo da luta pela libertação animal, há conceitos e correntes de pensamento que orientam e informam práticas ativistas, entre eles existe a concepção bem-estarista (welfarism).

Bem-estarismoEssa corrente, cujo início pode remeter ao século XVII, se define como uma linha filosófico-jurídica voltada à defesa da diminuição do sofrimento dos animais não-humanos, assim como eliminação da dor física e das formas de confinamento e trato. Em teoria não se opõe ao abolicionismo, mas afirma que suas medidas são necessárias enquanto a abolição não se mostra possível.

Em sua forma de ativismo, atua por intermédio da proposição de novas leis para trazer essas mudanças de minimização do sofrimento durante o abate (“humanitário”), criação extensiva, maiores jaulas, vivisecção somente após anestesia e outras medidas nessas mesmas linhas.

Continue reading “O que é Bem-estarismo?”

O que é Carnismo?

Toda forma de dominação, opressão e exploração tem as suas raizes em um imaginário construído socialmente a partir da cultura em que estamos inseridos. Geralmente, essas discriminações são ainda praticadas devido a nossa constante dissociação no alinhamento do que realmente acreditamos com as nossas ações cotidianas.

CarnismoUma dessas ideologias é o carnismo. Cunhado pela psicológica Melanie Joy no livro “Por que amamos cachorros, comemos porcos e vestimos vacas”, o termo é definido como o conjunto de crenças invisíveis que condiciona os indivíduos a comerem certos tipos de carne de animais. O discurso ao redor desse consumo é bastante intenso e apelativo, geralmente vindo de grandes instituições com poder hegemônico e capital, como o agronegócio e seus oligopólios alimentícios, que lucram com a venda dos corpos desses animais.

Continue reading “O que é Carnismo?”

O que é Especismo?

O mundo discute cada vez mais as chamadas pautas antiopressão. São elas o feminismo, o antirracismo, a anti-LGBTfobia e por aí se segue. Ainda que todas essas pautas estejam conectas e sejam fundamentais para o surgimento de uma sociedade verdadeiramente livre, uma delas só começou a ganhar destaque no final do século XX e merece ser mais trabalhada: o antiespecismo.

Especismo

Mas, o que é o especismo? É um termo que foi cunhado em 1970 pelo filósofo Richard D. Ryder para denunciar as atrocidades cometidas pelo ser humano contra os animais. Atualmente, a palavra possui diversas definições, como “o ponto de vista de que uma espécie, no caso a humana, tem todo o direito de explorar e matar as demais espécies por considerá-las inferiores.”, ou “o ato de atribuir a animais sencientes diferentes valores e direitos baseados na sua espécie”. De qualquer forma, todas essas explicações atingem o mesmo ponto: a justificativa da exploração animal.

Continue reading “O que é Especismo?”