Por que ir às ruas no dia 29 de maio?

Neste sábado, 29 de maio, um protesto nacional está sendo organizado contra o governo genocida, responsável pela morte de milhares de pessoas na pandemia, além de adoecimento físico e mental de tantas outras, desemprego, empobrecimento, etc.

Apesar dos riscos de aglomerações neste momento, vamos enumerar as razões pelas quais acreditamos ser necessário comparecer aos atos:

Porque o Brasil é mais um país no qual a proliferação do vírus só cresceu da forma que cresceu por causa das ações e das omissões do despresidente e demais membres do governo;

Porque a classe trabalhadora brasileira não teve garantido o direito à saúde, à possibilidade de prevenção e ao isolamento com garantia de comida na mesa, o que deveria ter ocorrido por meio de políticas públicas;

Porque vivemos em um país onde aquele que deveria ser a maior liderança nacional no enfrentamento à pandemia se posiciona contra a ciência, emite declarações que banalizam a doença, faz pronunciamentos contra a vacinação, promove aglomerações e nem sequer usa máscara!

Bolsonaro transformou um país que até pouco tempo era exemplo mundial em campanhas de vacinação em uma verdadeira vergonha internacional! Ele vai às ruas, encosta nas pessoas como se vivêssemos em outros tempos (faz isso inclusive depois de ter mencionado ter tido sintomas de COVID-19), usa dinheiro público para promover passeata com escolta da polícia federal (dinheiro que poderia ter sido usado pra compra de vacinas).

Ao contrário e contra tudo isso é que diversos movimentos sociais estão chamando atos de rua para este dia 29, porque se o povo precisa se unir e protestar em meio a uma pandemia, é porque seu governo é mais perigoso do que o próprio vírus!

No perfil @povonaruaforabolsonaro é possível verificar todas as cidades onde há manifestações marcadas. No Rio Grande do Sul ocorrerão atos em Alegrete, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Gravataí, Ijuí, Lajeado (às 15h no Parque dos Dick), Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Rolante, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Vitória do Palmar, São Leopoldo, Taquara, Tramandaí, Viamão, Xangri-lá.

Dicas:

  • Vá de PFF2 e evite ficar mexendo na máscara (mais informações sobre essas máscaras estão na página @qualmascara e no site www.pfffparatodos.com).
  • Procure manter distanciamento físico. Pode parecer difícil, mas não é impossível. Você não precisa ficar no “meio” do ato caso não se sinta confortável.
  • Evite ir caso: a) tenha sintomas de COVID-19; b) conviva com alguém que faça parte de grupo de risco; c) tenha estado em alguma situação de alto risco de contágio recentemente.
  • Leve álcool gel e busque manter suas mãos constantemente higienizadas.
  • Após o ato, vá para sua casa. Nada de restaurantes e bares!

Fora os cuidados relacionados ao coronavírus, deixamos mais um alerta: se estiver com camiseta de movimentos sociais, troque de camiseta ou coloque outra por cima após o ato, por questões de segurança. Também não vá ao ato sem antes avisam alguém de sua confiança!