Ativismo Sustentável – Prevenindo o esgotamento (ebook gratuito disponível em PDF)

Burnout, ou Esgotamento, é uma questão política e de movimento/ativismo. Todos os anos, ativistas comprometides sofrem e abandonam nossa comunidade porque acabam ficando esgotades.

Hoje, apresentamos a vocês o primeiro livro digital idealizado pelo MOVA. A temática é o  burnout (esgotamento), suas causas dentro da cultura ativista e como preveni-lo.

Ele é uma adaptação do livreto “Sustainable Activism & Avoidig Burnout”, do Activist Trauma. A tradução foi feita por Bert Brew e a diagramação foi feita pela Bianca (oneub@protonmail.com).

Para baixar o material, basta clicar aqui. Ele também está disponível na nossa página de materiais aqui do blogue.

Projeto de Lei que proíbe Foie Gras em Porto Alegre é protocolado na Câmara Municipal

Como montar uma criação de gansos

O Projeto de Lei nº 152/21, de autoria do vereador Leonel Radde (PT), propõe proibir em definitivo a produção, distribuição, comercialização e disponibilização do produto foie gras nos restaurantes e estabelecimentos comerciais do município de Porto Alegre.⁣

Foie gras é um patê produzido com fígados de gansos e patos que passam por um processo conhecido como “gavage”, no qual os animais são obrigados a comer uma mistura rica em gordura que faz o fígado inchar. O processo requer a inserção de um tubo na garganta do animal durante 20 dias.⁣

O vereador Leonel Radde é um dos signatários da Carta Compromisso da União Vegana de Ativismo. Agradecemos ao Leonel por manter essa articulação conosco e se disponibilizar a levar nossas demandas adiante! ⁣

Não deixe de acompanhar a tramitação do projeto de lei no site da Câmara Municipal — PLL 152/21.

Segurança Alimentar é tema de reunião de Comissão da Câmara Municipal de Porto Alegre

Na última terça-feira, 20 de abril, a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (CEDECONDH) da Câmara Municipal de Porto Alegre se reuniu para fazer um debate sobre Segurança Alimentar. A reunião foi presidida pelo vereador Matheus Gomes (PSOL) e teve a participação de algumas Secretarias que, de uma forma ou de outra, atuam ou deveriam atuar em torno dessa pauta, e de membros da sociedade civil, lideranças comunitárias que puderam expor a realidade das regiões em que vivem e atuam.

Matheus iniciou a sessão mencionando que a capital do Rio Grande do Sul tem 130 mil pessoas em condições de pobreza ou de extrema pobreza, conceitos que estão relacionados à renda do indivíduo. De acordo com o Banco Mundial, a pobreza corresponde à renda mensal de até R$ 436; para a extrema pobreza esse limite é reduzido a R$ 151. Matheus lembrou ainda que o IBGE divulgou recentemente que apenas 40% da população brasileira vive em condições de segurança alimentar.

Continue reading “Segurança Alimentar é tema de reunião de Comissão da Câmara Municipal de Porto Alegre”