O agro não é Pop, o agro mata!

Dados do INPE e MapBiomas apontam que o agro é o principal responsável pelo desmatamento da Amazônia e outros biomas, para criação de animais e/ou cultivo de grãos para sua alimentação. Além do mau uso de terras, cultivo de monoculturas, uso de agrotóxicos, dejetos contaminando solo e água, metano e outros gases de efeito estufa poluindo o ar.

“Ah mas o agro é essencial pra economia e segurança alimentar do Brasil”, diz o senso comum. Será? Enquanto mais da metade das pessoas não têm alimento suficiente ou passam fome, o setor tem faturamento recorde. Será que sem o agro, com mais de 3 mil tipos de agrotóxicos liberados (outro recorde desse desgoverno) e transgênicos (o Brasil é o segundo maior produtor) o povo passaria fome? Na verdade, essa ideia é puro marketing e desinformação!

O agro produz 30% dos alimentos consumidos pela população e ocupa 76% das terras. Já os pequenos agricultores produzem 70% da comida, ocupando apenas 24% das terras. Quem emprega mais? Os pequenos produtores. Mas quem recebe quase 90% dos subsídios? O agronegócio.

A fome no Brasil não é causada por pouca produção de comida. O direito à alimentação é negado ao povo pela falta de dinheiro pra comprar alimentos e de políticas públicas que segurem os preços, além da má distribuição de terras pra plantio.

Não haverá soberania e segurança alimentar sem reforma agrária, incentivos à produção agroecológica ao invés de commodities, renda mínima, volta dos estoques de alimentos, política de preços que ajude o pequeno agricultor, justiça social, preservação e recuperação ambiental.

O primeiro passo para essas conquistas é barrar os crimes e retrocessos cometidos pelo atual governo genocida! Por isso é necessária a responsabilização de Bolsonaro, Mourão e Salles, assim como seu impeachment imediato!