Apelo à moralidade como tática de divulgação do veganismo

https://cdn.pixabay.com/photo/2019/09/19/22/06/sheep-4490437_960_720.jpg
“Moral de rebanho”

A “moral” é um daqueles temas filosóficos que é teorizado e discutido a todo momento. Nietzsche é um que, por exemplo, fazia crítica ao que ele chamava de moral de rebanho: a moral que tinha como objetivo tornar-se universal.

O problema não é a moral em si (se é que isso existe). O próprio Nietzsche coloca que nós pensamos sobre a nossa própria vida, sobre nossos próprios valores através da nossa moral – e que isso faz parte do ser humano. Mas a moral (esse conjunto de valores que temos como “certo” ou “errado”) pode ser algo que venha de encontro com a nossa própria humanidade, que não reprima os nossos instintos, potências e pulsões, que aceite as particularidades da vida real.

Acontece que a moral também pode ser algo que separa a noção de “certo e errado” da vida concreta e a eleva para o plano ideal: tornando noções particulares ou pertencentes a determinados grupos em conceitos universais. Essa manifestação da “moral” acaba sendo o que chamamos de moralismo. Ele ignora por completo as condições materiais dos indivíduos e traz recomendações generalizadas ao “ser humano”, como se a humanidade fosse uma massa homogênea.

Continue reading “Apelo à moralidade como tática de divulgação do veganismo”

O agro não é Pop, o agro mata!

Uma reflexão para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente e as últimas notícias sobre o tema não são nada positivas: batemos o quarto mês de recorde de desmatamento da Amazônia, servidores do ICMBio foram sequestrados por garimpeiros em Roraima, dois dias após o despresidente inaugurar na região uma ponte que tende a facilitar o garimpo ilegal no território yanomami…

Política de morte de Mourão, Salles e Bolsonaro

Nosso foco, porém, será algo impossível de não comentar quando se pensa em meio ambiente: o agronegócio, atividade com maior impacto ambiental no Brasil. Segundo a Agência Nacional de Águas, o agronegócio (agricultura + pecuária) consome 83% da água tratada do país, enquanto o abastecimento urbano corresponde a apenas 11%.

Continue reading “O agro não é Pop, o agro mata!”

Antiespecismo Metafísico – os limites da teoria antiespecista

Ouroboros – Wikipédia, a enciclopédia livreSignificado de Ouroboros - Dicionário de Símbolos

As teorias antiespecistas são de extrema relevância para a causa animal, sendo uma das mais aceitas definições de especismo “o ponto de vista de que uma espécie, no caso a humana, tem o direito de explorar e matar as demais espécies por considerá-las inferiores”.

O antiespecismo se mostra como a maneira de questionar o sistema especista em geral, buscando a compreensão e a transformação da nossa atual relação com os animais não humanos. ⁣

Continue reading “Antiespecismo Metafísico – os limites da teoria antiespecista”

Senciência e Resistência – Complexidade da vida para além do antropocentrismo

Pingo de compaixão: a história do porquinho que foi do inferno ao Santuário  – Editorial J – Famecos/PUCRS

As imagens produzidas dentro de abatedouros são reveladoras sobre aquilo que neurocientistas chamam de senciência. As manifestações físicas e sonoras dos animais na linha do abate revelam estratégias complexas de ação e comunicação que demonstram que eles não querem estar ali porque sabem que algo ruim os espera.⁣⁣

A senciência está relacionada à capacidade de sentir, conscientemente, as sensações mais básicas. É a habilidade de, subjetivamente, experimentar dor, frio, (des)conforto, e diferenciar estados internos como bons ou ruins, agradáveis ou desagradáveis, tranqüilos ou ameaçadores.⁣
Continue reading “Senciência e Resistência – Complexidade da vida para além do antropocentrismo”