Uma outra alimentação é possível – Reflexões sobre uma relação saudável com o que nos nutre

PFzão com 100% de alimentos vindos da FAE (Feira Agricultores Ecologistas), em Porto Alegre

Quando falamos em cores, aromas e sabores juntos e misturados em um lugar só antes do sol nascer, o que vem na tua cabeça? Normalmente esse é o cenário encontrado por quem frequenta as feiras ecológicas da cidade.

A feira livre é a opção mais acessível para quem deseja manter uma rotina de alimentação saudável, a custo relativamente baixo (quando comparamos o preço dos orgânicos nos supermercados com o preço dos orgânicos nas feiras) e, ao mesmo tempo, fomentar o comércio local e a pequena agricultura. E não é de hoje, viu? Esse formato de compra e venda de alimentos, praticado desde o início dos tempos com o intuito de promover trocas de mercadorias entre pessoas de diferentes lugares e com diferentes itens, felizmente, resiste até hoje.

Continue reading “Uma outra alimentação é possível – Reflexões sobre uma relação saudável com o que nos nutre”

Segurança Alimentar é tema de reunião de Comissão da Câmara Municipal de Porto Alegre

Na última terça-feira, 20 de abril, a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (CEDECONDH) da Câmara Municipal de Porto Alegre se reuniu para fazer um debate sobre Segurança Alimentar. A reunião foi presidida pelo vereador Matheus Gomes (PSOL) e teve a participação de algumas Secretarias que, de uma forma ou de outra, atuam ou deveriam atuar em torno dessa pauta, e de membros da sociedade civil, lideranças comunitárias que puderam expor a realidade das regiões em que vivem e atuam.

Matheus iniciou a sessão mencionando que a capital do Rio Grande do Sul tem 130 mil pessoas em condições de pobreza ou de extrema pobreza, conceitos que estão relacionados à renda do indivíduo. De acordo com o Banco Mundial, a pobreza corresponde à renda mensal de até R$ 436; para a extrema pobreza esse limite é reduzido a R$ 151. Matheus lembrou ainda que o IBGE divulgou recentemente que apenas 40% da população brasileira vive em condições de segurança alimentar.

Continue reading “Segurança Alimentar é tema de reunião de Comissão da Câmara Municipal de Porto Alegre”